O Instituto Curicaca recebeu com muita alegria a notícia que nosso trabalho pela salvaguarda do Modo de fazer artesanato com palha de butiá está entre os finalistas da 37ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (2024).
O anúncio foi realizado oficialmente esta semana, em evento online do Mês da Consciência Negra no canal do YouTube do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), seguido por mesa redonda que discutiu educação, democracia e igualdade racial no patrimônio cultural.
A premiação seleciona ações relevantes para a identidade e a memória da sociedade brasileira e para essa edição houve cerca de 300 candidatos de todo o Brasil. A preservação do fazer das artesãs de Torres, já reconhecido como patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul, foi um dos 30 trabalhos selecionados para essa etapa final de mérito.
Nos próximos dias, dentro da fase final, a Coordenadora de Educação e Cultura do Instituto Curicaca, Patrícia Bohrer, fará a defesa do mérito da iniciativa para uma banca julgadora formada por especialistas escolhidos pelo Iphan. Aguardaremos o resultado já com grande satisfação pelo reconhecimento do trabalho do nosso Curicaca.
Comentarios