Buscar

Trabalhos de educação ambiental em exposição no Refúgio Banhado dos Pachecos

O Instituto Curicaca promove a exposição “Jóias do Refúgio Banhado dos Pachecos”, entre os dias 03 e 18 de dezembro, na sede do Refúgio em Viamão. Aberta à visitação pública, a exposição reúne fotografias, desenhos, maquetes e outros trabalhos realizados pelos alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima em atividades de educação ambiental.

Desde 2009, o Curicaca atua na escola, localizada no distrito de Águas Claras em Viamão, onde mais de 90% dos 300 alunos são moradores do Assentamento Filhos de Sepé, cuja Reserva Legal é o Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos. A Unidade de Conservação (UC) protege espécies ameaçadas como o cervo-do-pantanal, assegura as nascentes do rio Gravataí e garante serviços ambientais que melhoram a qualidade de vida da população. A intenção de trabalhar com essa comunidade, residente nas proximidades do Refúgio, é incentivar a compreensão e despertar a sensibilidade para relevância da área. Sendo parte de um projeto de Conservação de Biodiversidade realizado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).


As fotografias da natureza são uma síntese de todo o trabalho de educação ambiental que vem sendo desenvolvido com as crianças e adolescentes. O ambiente natural do Refúgio será o pano de fundo do evento, que representa a possibilidade de interação positiva com a natureza e estímulo dos sentidos para observá-la.


A inauguração do evento será no dia 2 de dezembro, às 17h, a exposição estará aberta para visitação até o dia 18 do mesmo mês, no período da manhã entre 08h30min e 12h e à tarde entre 14h e 18h. A Sede do Refúgio Banhado dos Pachecos está localizada na rua Zefferino Zatta, n. 1155, Assentamento Filhos de Sepé, Setor C, no Distrito de Águas Claras, município de Viamão.

CURIO1.png