Buscar

TVE Repórter aborda APA Banhado Grande

A beleza, a diversidade e a fragilidade da APA do Banhado Grande servem de tema para o TVE Repórter desta semana. O programa vai ao ar na quarta-feira, dia 28, às 22 horas. Recentemente, o Instituto Curicaca foi convidado para entrar no conselho gestor dessa área de proteção ambiental, que ainda sofre com a falta de um plano de manejo. Não deixe de assistir a viagem por uma das áreas úmidas mais ricas em fauna e flora de nosso estado.


A APA do Banhado Grande é uma Unidade de Conservação de grande biodiversidade, que se encontra, contudo, ameaçada pelas pressões da região metropolitana de Porto Alegre. Ela se estende por quase 140 mil hectares e abrange territórios de quatro municípios: Gravataí, Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, e Viamão. Apesar de ter sido criada e delimitada em 1998,  foi só por volta de uma década depois que ganhou um conselho de gestão. E, desde então, permanece na luta por um plano de manejo. A Fundação Zoobotânica (FZB) chegou a ser contatada pela Secretária Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e, mesmo, a apresentar uma proposta de elaboração de plano, que não evoluiu.


A área integra algumas iniciativas do Instituto Curicaca como o Programa de Conservação do Cervo-do-Pantanal no Rio Grande do Sul (PROCERVO) e o projeto Conservação da biodiversidade no Assentamento Filhos de Sepé. Mais informações sobre esses projetos, aqui e aqui

CURIO1.png