O Instituto Curicaca participou da oficina de encerramento do projeto Saving the Jaguar, da WWF-Brasil, que apresentou resultados e discutiu próximas ações. O evento ocorreu na sede do Parque Nacional do Iguaçu, em 12 e 13 de fevereiro.

Por meio da iniciativa Saving the Jaguar, a WWF apoiou, ao longo de cinco anos, três projetos focados na onça-pintada na região sul da Mata Atlântica: Projeto Onças do Yucumã, do Instituto Curicaca; Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, do Instituto Manacá; e Projeto Onças do Iguaçu, do Parque Nacional do Iguaçu. Concluiu-se que a caça, o desmatamento e os carnívoros domésticos são as principais ameaças à onça-pintada na região da Mata Atlântica.
O Curicaca contribuiu com iniciativas inéditas que podem servir de modelo para outras organizações do terceiro setor, como nosso plano integrado de combate à caça. Também somos pioneiros na utilização da ferramenta SMART para outras finalidades além do monitoramento de patrulha. Letícia Bolzan, analista ambiental e coordenadora executiva do projeto, e Luana Bohrer, técnica em monitoramento SMART, representantes do Curicaca, apresentaram cinco modelos SMART para ações de monitoramento de caça, restauração, espécies invasoras e exóticas, biodiversidade e coexistência.WWF-Brasil, Curicaca, Manacá e Onças do Iguaçu fazem balanço da conservação da onça-pintada no Sul do Brasil e definem desafios
O Curicaca trocou experiências e materiais com outras instituições que trabalham na conservação da onça e da biodiversidade, para fortalecimento mútuo, e seguirá dando continuidade às ações de proteção da onça-pintada.
Comments