Buscar

Após avaliação positiva, parceiros decidem manter #Praiasemcarros

Após dois meses desde o início da campanha #Praiasemcarros, os parceiros realizaram na última terça-feira (20) uma reunião para analisar os resultados da iniciativa. Representantes do Instituto Curicaca, da Brigada Militar, do Parque Estadual de Itapeva, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Meio Ambiente da Prefeitura avaliaram os benefícios e dificuldades da ação chegando a um balanço positivo. A partir daí, outras edições da operação estão sendo planejadas.



A interação entre as instituições parceiras no decorrer do projeto foi marcada por cooperação e comprometimento, o que possibilitou um melhor funcionamento do plano em relação ao ano passado. Foram instaladas novas barreiras e placas de trânsito na entrada das praias, e a iniciativa teve um bom retorno da comunidade, com um número bem maior de manifestações de apoio do que de rejeição. Guardas-parques informaram, ainda, que houve uma significativa redução do número de veranistas chegando com veículos na Praia de Fora, o que demonstra o consentimento da população em relação às medidas e ganhos efetivos para a biodiversidade.

Um desafio que ainda deve ser superado, porém, é a depredação dos banners e das placas de sinalização. Frente a isso, a Secretaria do Meio Ambiente está realizando o monitoramento periódico dos equipamentos instalados. Devido ao êxito da operação nesse veraneio, o plano deverá ser mantido e aperfeiçoado. Novas edições estão sendo planejadas para a Páscoa e para os dias de Festival de Balonismo, ocasiões em que a praia fica mais movimentada pela presença de turistas.


Saiba mais conferindo nossas matérias anteriores: Veraneio desse ano não terá veículos nas praias de Torres (21/12/2017) Operação orienta sobre a proibição dos carros nas praias de Torres (17/01/2018)

CURIO1.png