top of page
Buscar

Visita a Parque Nacional na Bolívia mostra herpetofauna exuberante e desmatamento

A saída de campo para conhecer sapos, pererecas, serpentes e salamandras no Parque Nacional Carrasco, na Bolívia, veio como um complemento ao XII Congresso Latinoamericando de Herpetologia. Um grupo de 25 herpetólogos de cerca de 12 países da América do Sul e América Central percorreram uma parte da área protegida em duas incursões noturnas de oito horas.



A iniciativa foi promovida pelos organizadores do congresso, uma equipe de bolivianas e bolivianos muito dedicados, receptivos e verdadeiros novos amigos. No esforço de busca foram encontradas vinte e oito espécies, com destaque para a jararaca-verde (Bothrops bilineatus) e a perereca-macaca-boliviana (Phyllomedusa camba), que aparecem nas fotos.


Infelizmente, também encontramos desmatamento dentro da Unidade de Conservação, onde já estava sendo feito o desdobramento das toras em taboas. Ao retornarmos à Porto Alegre, voltamos a vistoriar a região por meio de imagens de satélites, o que nos permitiu entender que a área onde estivemos é uma frente de desmatamento.



A partir daí, denunciamos a situação ao Servicio Nacional de Áreas Protegidas da Bolívia - SERNAP - e nos colocamos à disposição para demonstrar como estamos usando o monitoramento por satélite do desmatamento na Mata Atlântica e obtendo ótimos resultados com as denúncias e o acompanhamento social em nível de processos. Nos colocamos à disposição para futuras trocas de conhecimentos.

bottom of page