O Gigante dos Pampas - Conservação do ceratophrys ornata nas pastagens sul-americanas

O Escuerzo (Ceratophrys ornata) é um anfíbio anuro que habita apenas os campos temperados da América do Sul (Argentina, Uruguai e Brasil). Com uma aparência robusta, um corpo globoso e uma coloração dorsal muito marcante, o Gigante dos Pampas é reconhecido como um dos representantes mais notáveis do elenco da fauna dos campos do Pampa. Na lista da IUCN está como espécie quase ameaçada, e apesar de sua grande área de distribuição histórica, no Uruguai e no Brasil não há registros conhecidos há cerca de 35 anos, enquanto na Argentina a espécie parece estar melhor representada, embora seus registros sejam escassos e as tendências populacionais tenham sido inferidas em declínio. Para a Argentina, o status de conservação é Vulnerável, e as razões que sustentam esse status envolvem aspectos da história natural (baixa abundância, baixo potencial reprodutivo com um breve e infrequente período de reprodução), e a intensa transformação do seu habitat, os campos pampeanos, pela agricultura e pela expansão das cidades.


Assim, em 2016 começou na Argentina o projeto “Escuerzo, el Gigante de las Pampas”, com o objetivo de elaborar uma estratégia integral e conservação e manejo para a espécie. O programa envolve a ciência cidadã como complemento da pesquisa científica, e conseguiu aumentar em dez vezes o número de registros obtidos. Também foram determinadas duas áreas de conservação prioritárias na Argentina. Com base nesses resultados, e o apoio da National Geographic a partir de 2019, o projeto se propõe a aprofundar o conhecimento do status e das tendências das populações na Argentina, mas também expandir a estratégia para o Brasil e o Uruguai. Essa iniciativa internacional será desenvolvida por instituições da América do Sul, envolvendo amplos esforços realizados em conjunto com Universidades, ONGs, Agências Governamentais e comunidades rurais. Além disso, estabelecerá bases para uma estratégia de conservação e manejo destinada a proteger C. ornata em toda a sua distribuição, tendo resultados essenciais para a conservação das pastagens e do bioma Pampa como um todo.
 

Acompanhe o andamento desse projeto em nossas redes sociais, e também saiba mais sobre o fascinante Escuerzo pelo site.

Situação - em andamento.

Parceiros - COANA (instituição líder), Instituto de Biociências da UFRGS, UDELAR, ASG Brasil, IFSul


Equipe técnica - COANA- Universidad Nacional de Buenos Aires: Gabriela Agostini (Coordenadora), Camila Deutsch;  UFRGS: Andreas Kindel; Instituto Curicaca: Alexandre Krob; Universidad de la República – Uruguai: Raúl Maneyro;  ASG Brasil: Luis Fernando Marin; IFSul: Gabriele Volkmer


Financiador - National Geographic

Objetivos.jpg
15 Vida Terrestre.png
17 Parcerias.png
CURIO1.png