top of page
balonismo 2006 129_corte.jpg

RPPN Mata do Professor

A Reserva Particular de Proteção da Natureza do Instituto Curicaca tem o nome de Mata do Professor Batista, em homenagem ao seu criador, que doou a reserva para o Curicaca em 2024, nos deixando um importante legado.  É uma unidade de conservação de domínio privado, cujo objetivo é promover a proteção da natureza e a pesquisa científica a fim de conservar uma porção muito significativa para a biodiversidade da Mata Atlântica. Localizada no município de Dom Pedro de Alcântara, vizinho dos municípios de Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Torres, possui uma extensão de 9,22ha.

Vriesea flammea_Fotógrafo Martin Grings (1).JPG

Flora ameaçada de extinção

A Reserva protege um dos últimos remanescentes de floresta atlântica de terras baixas não alagada, ambiente que foi gravemente degradado pela agricultura. Nela ocorrem espécies ameaçadas de extinção, como a canela-sassafrás (Ocotea odorifera), a pindaíba (Xylopia brasiliensis) e o cacto-corrente (Rhipsalis paradoxa).

Celeus flavescens (Fabio Duarte).jpg

Fauna ameaçada de extinção

Os animais que ocupam a Reserva são, em sua maioria, tipicamente florestais e dela dependem para encontrarem alimento e abrigo e reproduzirem-se. Podemos encontrar espécies ameaçadas, como o sapinho-verde-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus macrogranulosus), a rã-das-matas (Haddadus binotatus), o capitão-de-saíra (Attila rufus), o arapaçu-liso (Dendrocincla turdina), o gato-do-mato (Leopardus tigrinus) e a cutia-amarela (Dasyprocta azarae).

Sem título.png

Criador da Reserva

Luis Rios de Mouta Baptista é naturalista apaixonado, botânico e apaixonado pela conservação. Formado em 1958 pela UFRGS, recebeu titulo de Professor Emérito. Em 1972, adquiriu as terras onde hoje é a Reserva e vem dedicando esforços para ampliá-la e consolidá-la, assim tendo decidido doá-la ao Instituto Curicaca em 2022.

bottom of page