programa de ECODESENVOLVIMENTO

Buscamos promover de forma sistêmica um conjunto de atividades direcionadas para o desenvolvimento regional sustentável, com atenção especial às comunidades do entorno de Unidades de Conservação e de Corredores Ecológicos.
 

Para nós, a conservação da diversidade biológica associa-se à construção de alternativas econômicas sustentáveis às comunidades que estão associadas aos ambientes e espécies que queremos conservar, pois é evidente a interdependência entre natureza e cultura. Nesse programa estão projetos e ações que promovem, de forma sistêmica, um conjunto de atividades direcionadas para o desenvolvimento regional sustentável. O entorno de Unidades de Conservação e os Corredores Ecológicos são nossa prioridade territorial porque em meio aos grandes desafios escolhemos considerar esses locais de riqueza em espécies, ambientes e processos como as âncoras desse trabalho.
 

A implantação do Programa ocorre numa dinâmica integrada entre técnicos do Curicaca, membros das instituições parcerias e pessoas da comunidade. Ao longo do processo, buscamos a diminuição gradativa da participação do Instituto, à medida que aumentam as capacidades dos parceiros locais e a sociedade se organiza. Um case de sucesso foi o projeto realizado na região dos Campos de Cima da Serra e Aparados da Serra, que promoveu o ecoturismo de base comunitária, o artesanato tradicional, os usos sustentáveis da biodiversidade, e no qual aprendemos muito. Outra experiência marcante foi a implantação de Microcorredores Ecológicos de Itapeva, associada à organização e qualificação de artesãos, a preparação de jovens para atuar no Ecoturismo, a educação ambiental com as escolas, o fortalecimento das Unidades de Conservação e o planejamento regional sustentável.
 

Confira os projetos que fazem parte dessa iniciativa:

  • Gestão das perturbações à avifauna em Sítio Ramsar e ordenamento do turismo de observação de aves no Parque Nacional da Lagoa do Peixe com organização e inserção da comunidade local - FG Boticário

  • Integração de jovens locais no Uso Público do Parque Estadual de Itapeva - SOS Mata Atlântica

  • Plano de Uso Público no Parque Estadual de Itapeva - MPE

  • Me caíram os butias do bolso - FLD

  • Conservação e uso sustentável dos butiazais do Coatepe/RS - FLD

  • Construindo capacidades sociais e políticas para o manejo sustentável de folha e fruto de butiá por comunidade de extrativistas/artesãos do Litoral Norte do RS - FLD

  • O uso sustentável dos butiazais: gerando renda, revitalizando saberes e protegendo a natureza - FLD

  • Microcorredores Ecológicos de Itapeva - PDA

CURIO1.png