programa de eDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA

Com ações dirigidas para as crianças, comunidade e professores, buscamos estimular a sensibilização para com a natureza, sua importância e a interdependência com a cultura local, por meio da diversão, da curiosidade e do prazer.
 

O Programa de Educação Ambiental e Cultura é desenvolvido pelo Instituto Curicaca com o objetivo de sensibilizar comunidades do entorno de Unidades de Conservação para a preservação ambiental. Com ações dirigidas para as crianças, buscamos estimular o conhecimento da natureza, da sua importância e da interdependência com a cultura local, por meio da diversão, da curiosidade e do prazer. Acima de tudo, procuramos fortalecer a consciência de que somos uma parte integrante da natureza e de que tudo que fazemos com ela nos afeta diretamente.
 

Além dos pequenos, também trabalhamos com professores e populações locais, dessa forma buscamos a sensibilização, mobilização e conscientização, chamando atenção para a importância dos patrimônios natural e cultural. Trabalhamos de forma integrada com outros programas, buscando sempre uma abordagem sistêmica. O contato com o ambiente natural nas Unidades de Conservação oferece oportunidades de aprendizado, de sensibilização e de descoberta de novas atitudes que estão ao nosso alcance. Acreditamos que as pequenas mudanças somadas uma a uma podem representar algo mais no esforço de transformação consciente de que o planeta tanto precisa.


Se você quer saber mais sobre a metodologia de educação ambiental própria do Curicaca, não deixe de conferir nossas publicações na área que estão disponíveis para download. 
 

Confira os projetos que fazem parte dessa iniciativa:

  • Planejamento e implementação de ações de Educação Ambiental - RS Bio

  • Artesanato palha de butiá: registro e geração de renda para salvaguarda de um bem cultural de comunidades rurais do Litoral Norte do Rio Grande do Sul - SEDAC

  • Desenvolvimento de atividades de educação dirigidas às instituições de ensino - RS Bio

  • Artesanato com fibras naturais e palha de butiá: salvaguardando um bem cultural das comunidades da Mata Atlântica - SEDAC

  • O uso sustentável dos butiazais: gerando renda, revitalizando saberes e protegendo a natureza - FLD

  • Conservação da biodiversidade no assentamento Filhos de Sepé - INCRA

  • Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica - FIES

  • A ação cultural de criação na difusão do conhecimento científico sobre a Mata Atlântica - CNPq

  • Ação Cultural de Criação Nossos Retrato: fotografias e álbuns de família - PDA

CURIO1.png