programa de POLÍTICAS PÚBLICAS E FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

Envolvimento em campanhas e articulações com outras instituições para a
conservação de biomas e efetividade de áreas protegidas.


O Programa de Políticas Públicas e Fortalecimento Institucional é um dos pilares do Instituto Curicaca. Atuamos nas questões que afetam a Mata Atlântica, o Pampa e a Zona Costeira do Rio Grande do Sul, além de fazer parte de outras redes nacionais e internacionais, participando de fóruns colegiados de gestão ambiental. Também nos envolvemos em lutas e campanhas socioambientais, que servem como ícone e exemplo prático de uma postura política dentro de nossa eco-visão. Dentro dessa atuação podemos destacar, a participação da coordenação tripartite da Rede de ONGs da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul (RMA-RS), que é Elo da Rede Nacional. Além disso também, também fazemos parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), estando presente tanto na coordenação da região sul, como no seu Comitê Estadual. Além disso, estamos no Conselho de Unidades de Conservação no Rio Grande do Sul, atuando pela efetivação das áreas e conservação da sociobiodiversidade local.
 

Confira os projetos que fazem parte dessa iniciativa:

  • Atualização da Base de Dados e Mapas de Áreas Prioritárias para a Conservação, Uso Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade do Pampa.

  • Conselho consultivo em Unidades de Conservação.

  • Revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual de Itapeva.

  • Delimitação e Planejamento para Implantação de Corredores Ecológicos na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Espinilho.

  • Delimitação e estabelecimento de estratégias para a implantação do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, RS - RS Bio.

  • Análise e parecer sobre a criação de Unidade de Conservação no contexto dos campos de dunas do Litoral Norte do RS e ecossistemas terrestres e marinhos associados.

  •  Produção do Plano de Uso Público do Parque Estadual de Itapeva

  • Construção participativa de diretrizes para o Manejo Sustentável do Pinhão (Araucária angustifólia) apartir de uma visão da conservação da floresta com araucária e do uso do pinhão - RBMA

CURIO1.png