Plano de Uso Público do Parque de Itapeva

O Curicaca participou efetivamente da criação do Parque Estadual de Itapeva, localizado em Torres, em 2002, que foi criado sob fortes conflitos de interesses. Na época, a justificativa para sua criação foi embasado na riqueza biológica e os biólogos da
Secretaria Estadual do Meio Ambiente apresentavam nas audiências públicas fotos de espécies ameaçadas que pouco convenciam. As reuniões públicas do processo foram bastante tensas e o Instituto Curicaca buscou, de outra forma, sustentar que a criação da UC traria benefícios sociais e econômicos para a comunidade.

 

A partir daí, construímos uma longa caminhada na região. Ajudamos a criar a perfeiçoar o Conselho Gestor do Parque, durante muitos anos realizamos educação ambiental na Unidade de Conservação com alunos e professores de escolas de vários municípios da região, planejamos os microcorredores ecológicos de Itapeva tendo o Parque como um de seus alvos de conservação, trabalhamos com as senhoras artesãs que trabalham com a palha de butiá, ajudamos cada um dos diversos gestores que se sucederam no Parque a melhor alcançar seus objetivos.
 

Assim, devido a essa demanda emergencial da comunidade pela repartição dos benefícios da área, fomos contratados para realizar o Plano de Uso Público do PEVA devido a nossa experiência na área.
 

O que é o Plano de Uso público (PUP)?

É uma parte complementar do Plano de Manejo do Parque que tem como objetivo oferecer a análise, os subsídios técnicos e a forma para a implementação da visitação no Parque e a execução de atividades educativas, recreativas e turísticas que ocorrem na visitação pública.

 

As características mais relevantes do processo foram o planejamento colaborativo com a sociedade, o intenso envolvimento do conselho da UC e uma estratégia permitindo a inclusão da comunidade de Itapeva e empresários locais nos processos de criação do PUP, e não apenas como funcionários contratados.

Situação: concluído

Equipe: Alexandre Krob, Beatriz Barros Aydos, Patrícia Bohrer, Bruna Arbo Meneses, Raquel Klein Paulsen, Deivid Bolzan, Natália Berthier, Luiza Missau, Aline Valin, Thamara Almeida, Ronaldo Paesi


Supervisão: Paulo Grubler, Rômulo Valin, e Paola Stumpf (Secretaria Estadual do Meio
Ambiente)

Financiamento: Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA-RS)

CURIO1.png