top of page

Conservação e uso sustentável dos Butiazais do Coatepe

A população de Butia yatay da região do Coatepe, no município de Quaraí, de valor paisagístico imensurável — quebrando a monotonia das paisagens pampeanas e servindo de alimento e abrigo para dezenas de espécies animais associadas — está em declínio devido à falta de reposição natural. Nessa área, o butiazal encontra-se em meio à pastagem de campo nativo, onde a principal atividade econômica é a pecuária de bovinos e ovinos. A situação crítica foi detectada pelo Instituto Curicaca em 2014 e comprovada cientificamente pela pesquisa realizada pela equipe da ONG, em que devido a pressão do pastoreio do gado sobre as plântulas, não há recrutamento e a população é composta principalmente por indivíduos de idade muito avançada que vem morrendo pela idade, a derrubada por ventanias e queima por raios. 


Com a parceria da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), dentro do Projeto Pampa, por meio do qual o Curicaca atuou na conservação e uso sustentável dos butiazais do Litoral Norte do RS — especialmente do butiá-da-praia em Torres —, a instituição voltou a atuar novamente na região de Coatepe.


As ações de restauração dos butiazais, por meio do isolamento de parcelas em propriedades rurais — protegendo-as das ameaças do pastoreio e do fogo —, vêm sendo implementadas desde 2015, com o apoio de famílias locais. Essas iniciativas, entretanto, precisam ser complementadas. Uma das soluções encontradas é o plantio estratégico mais abrangente, para o qual é necessária a produção de mudas de butiá em viveiros. Esses viveiros são instrumentos fundamentais no processo de recuperação de áreas degradadas, pois permitem a produção de grande quantidade de mudas de qualidade para o plantio definitivo. Juntamente com a pesquisa científica, foi realizada uma análise dos saberes associados ao uso de produtos não madeiráveis do butiazeiro na comunidade que vive dentro e no entorno do butiazal, com o objetivo de reconhecer o patrimônio cultural imaterial da região.
 

Situação - I fase concluída

Parceiro - Fundação Luterana Diaconia (FLD)

 

Equipe técnica - Curicaca: Alexandre Krob, Fabiola Barcelos, Pâmela Friedmann, Jéssica Schüller, Caroline Zank, Laís Gliesch;

FLD: Juliana Mazurana, Fernando Aristimunho, Julia Witt; 

UFRGS: Gerhard Overbeck, Andreas Kindel.


Financiamento - Brot fur die Welt - Pão para o mundo (Alemanha)
 

Objetivos.jpg
15 Vida Terrestre.png
13 Clima.png
12 Cons e Prod Respons.png
bottom of page