Conheça mais de nossa biodiversidade
Como pode uma pequena RPPN ser tão importante? A RPPN Mata do Professor está localizada estrategicamente em meio a um corredor de biodiversidade e serve de área fonte para a recolonização e refúgio de muitas espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção, protegendo um tipo de floresta quase extinta na região. A RPPN oferece à comunidade uma série de serviços ecossistêmicos fundamentais para a sobrevivência, contribuindo para nossas futuras gerações.
Os animais, as plantas, os ambientes naturais e os serviços ecossistêmicos que protegemos em nossa Unidade de Conservação (UC) privada podem ser melhor conhecidos por quem nos visita, apoia, oferece parceria.

Fotografia: Márcio Borges-Martins
Sapinho-verde-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus macrogranulosus)
O Sapinho-verde-de-barriga-vermelha é uma espécie endêmica do Brasil e tem registro apenas em duas localidades: nos municípios Maquiné e Dom Pedro de Alcântara (onde a RPPN se localiza). Porém nestes lugares, o sapinho é ameaçado pela grande circulação de pessoas e pela deposição de lixo e/ou de dejetos humanos, o ambiente da RPPN é essencial para a preservação deste animal que está em perigo de extinção (VU/IUCN; EN/BR; EN/RS).

Fotografia: Felipe Peters
Gato-do-mato-pequeno
(Leopardus guttulus)
O gato-do-mato é a menor espécie de felino do Brasil e está associado com os remanescentes de vegetação natural, sem os quais desaparece. Ameaçado pelo desmatamento, criação de estradas, comércio ilegal, caça furtiva e pela perda de seu habitat sendo convertido em terras agrícolas, o gato-do-mato está vulnerável à extinção. (VU/IUCN; EN/BR; VU/RS).

O Capitão-de-saíra é encontrado exclusivamente no Brasil, na região da Mata Atlântica. Esta espécie, vulnerável à extinção, alimenta-se de insetos, anfíbios e pequenos frutos, e é essencial para o bom funcionamento do ecossistema onde vive. (LC/IUCN; VU/RS).
