
Corredores Bioclimáticos
Corredores bioclimáticos são porções do território planejadas para manter ou recuperar a capacidade de mobilidade das espécies na paisagem, favorecendo condições climáticas que estimulem o fluxo de animais e plantas. Dessa forma, contribuem para a mitigação e adaptação frente à crise climática que estamos vivendo.
O projeto Corredores Bioclimáticos do Delta do Jacuí, uma parceria entre o Instituto Curicaca e a Petrobras, surge em um momento de grande urgência para planejarmos e implantarmos soluções baseadas na natureza que reduzam — e, sempre que possível, revertam — os riscos das enchentes e inundações que ameaçam os seres humanos e demais formas de vida nas áreas de risco da região do Guaíba.
Entre 2025 e 2028, o projeto atuará no fortalecimento da conservação das áreas úmidas naturais, de sua riqueza biológica e dos serviços ecossistêmicos que elas oferecem — como a minimização das cheias, a filtragem de poluentes e o sequestro e imobilização de gases de efeito estufa.
Situação - Contínuo
Parceiros - Petrobras, Instituto de Biociências da UFRGS, Comando Ambiental da Brigada Militar, ICMBio, DBio da Sema/RS e Rede Mosaico de Áreas Protegidas
Financiadores - Petrobras por meio do Programa Socioambiental
Equipe Técnica - Alexandre Krob, Patrícia Bohrer, Letícia Bolzan, Ana Luiza Matte, Eduarda Velez, Luana Bohrer, Alice Roitman, Livia Brum, Gabriela Menegolla, Fernando Becker, Sandra Schmidt, Manuella Menegassi, Eduarda Cardozo
_edited.jpg)