top of page
Buscar

A MELHOR VACINA É PROTEGER A VIDA: LEPTOSPIROSE


A Leptospirose é uma doença infecciosa aguda, endêmica da America Latina e Caribe, causada por uma bactéria, a Leptospira spp.. Ela pode estar presente em roedores, como Paca, Cutia e Capivara, e o consumo da carne desses animais ou o contato próximo com suas secreções, durante atividades de caça e manejo da pele e carne, pode provocar a infecção em seres humanos. O agravamento dessa doença ocasiona muitas vezes insuficiência renal, hemorragia e comprometimento pulmonar.


Locais úmidos, alagadiços e chuvosos se tornam um ambiente propício para o desenvolvimento dessa bactéria, e são justamente os locais no Estado onde ocorre a maior incidência de caça de capivara, ratão do banhado e outros animais típicos de banhados. O Rio Grande do Sul é a região que apresenta a maior média de incidência de casos no Brasil! Será que também somos o Estado que mais perturba os animais silvestres e invade seu ambiente natural?


A próxima zoonose a ser discutida é a Tuberculose: uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo. Fique ligado na próxima publicação!

bottom of page