top of page
Buscar

A MELHOR VACINA É PROTEGER A VIDA: TUBERCULOSE



A Tuberculose é uma doença crônica causada por bactérias do gênero Mycobacterium sp., sendo o M.tuberculosis o mais comumente envolvido em casos humanos. O consumo da carne de mamíferos silvestres, como os cervídeos e quatis, pode provocar a infecção com a bactéria em humanos. O desenvolvimento dessa bactéria no corpo altera principalmente o funcionamento do pulmão, mas também tem potencial de modificar o desempenho dos rins, do cérebro, da meninge e outros órgãos. Apesar de ter cura, a doença progride silenciosamente e pode chegar a ser fatal! 75 mil brasileiros continuam a ser diagnosticados todos os anos! Desses, 4500 morrem. A persistência de tosse por mais de 3 semanas deve ser investigada!


Trata-se de uma doença muito antiga (com registros de infecções humanas desde a antiguidade), porém o desenvolvimento da vacina BCG no início do século 20 freou a disseminação da doença. Ainda assim, é um problema de saúde grave em muitos países em desenvolvimento, onde por vezes campanhas de vacinação não atingem a totalidade da população. Infelizmente, apesar dos esforços para a erradicação da doença, o Brasil ainda encontra-se entre os 20 países com maior número de casos.


Chegamos ao fim do nosso quadro sobre as zoonoses, mas nossa campanha está longe de acabar!

Aguarde os próximos posts para saber um pouco mais sobre a relação entre a covid-19 e a caça, o que você pode fazer para combater a caça e muito mais!

bottom of page