Buscar

Conselho do Parque de Aparados da Serra discute corte de recursos

A reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Aparados da Serra, realizada no dia nove de setembro, tratou principalmente do corte de recursos por parte do Governo Federal destinadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e também da questão dos salvamentos em decorrência de quedas ou pessoas perdidas dentro dos Aparados da Serra.



O gestor do Parque, Deonir Zimmermann, relatou como os cortes podem afetar a Unidade de Conservação, caso sejam suprimidas vagas de trabalho, por exemplo. Na reunião, o gestor também pediu sugestões aos conselheiros sobre como proceder em relação ao caso. Foram sugeridas parcerias com empresas privadas e maior divulgação do Parque para a comunidade local, buscando maior visitação e, consequentemente, maior arrecadação com ingressos. O Instituto Curicaca, que não pode estar presente, enviou, previamente aos conselheiros, sugestões de repúdio ao Governo Federal pelos cortes realizados, solicitação para que o ICMBio não repasse os cortes para a administração das UCs, mas reduza recursos para atividades intermediárias  e  que o Ministério Público Federal seja inteirado, devido aos graves prejuízos ambientais que esses cortes podem causar.


Um dos conselheiros presentes na reunião relatou que esteve em uma inspeção em busca de uma pessoa desaparecida no Parque e ressaltou algumas dificuldades na organização de buscas dentro dos Aparados. Foi sugerida a formação de um grupo de trabalho para criar um documento descrevendo necessidades e problemas envolvendo buscas e salvamentos na Unidade de Conservação. O próximo passo seria encaminhá-lo ao Governo do Estado do Rio  Grande do Sul pedindo mais atenção ao caso, ressaltando as necessidades de uma equipe e infraestrutura permanente para esse tipo de atividade no Parque.


A Ata da reunião não foi divulgada. O gestor, Deonir Zimmermann, optou por votar a aprovação desta posteriormente, pois, segundo ele, a Ata estava incompleta, com alguns assuntos não muito esclarecedores ou resumidos demais. Será feita a sua reelaboração para ser avaliada na próxima reunião.

CURIO1.png