Curicaca e Unesco alinham colaborações
- institutocuricaca

- 15 de ago.
- 2 min de leitura
O Instituto Curicaca tem uma caminhada com Reservas da Biosfera, Sítios do Patrimônio Mundial e Sítios Ramsar, figuras de gestão territorial da Unesco apoiadas em convenções das quais os países são signatários, proponentes e gestores.

A ONG preside o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, integra o Conselho Nacional e interage com as políticas brasileiras no tema. Também mantém parceria com o Parque Nacional do Iguaçu, que é um Sítio do Patrimônio Mundial, e atua no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, que é um Sítio Ramsar.
Alexandre Krob, Coordenador Técnico e de Políticas Públicas do Curicaca, foi consultor da Unesco Paris para os Sítios do Patrimônio Mundial no Brasil e conhece de perto cada um deles.
A conversa girou em torno do entendimento das novas diretrizes do Programa “O Homem e a Biosfera”, da Unesco; das percepção atuais quanto às escalas territoriais; das dinâmicas de análise de novas propostas tanto no âmbito do organismo internacional quanto na Comissão Brasileira do Programa “O Homem e a Biosfera”; e dos processos internos no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, considerando que, recentemente, foi enviada a proposta da Reserva da Biosfera Marinha Trindade–Martin Vaz.
Patrícia Bohrer, que atua com patrimônio imaterial, compartilhou a experiência do reconhecimento do modo de fazer artesanato com palha-de-butiá de Torres como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. Recentemente, a Unesco reconheceu o modo de fazer o queijo minas artesanal como patrimônio mundial.
O Curicaca informou que, há alguns anos, vem buscando o reconhecimento de uma Reserva da Biosfera do Bioma Pampa e que lidera um núcleo impulsor da iniciativa, formado por outras ONGs, universidades e lideranças de povos e comunidades tradicionais. Essa iniciativa estará seno impulsionada em 2025 e 26.
Ficou acordado com a Unesco um esforço de maior aproximação entre a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e os geoparques localizados em seu território — Quarta Colônia e Canyons do Sul. Novas cooperações práticas ficaram acordadas dentro da nova diretriz da Unesco para territórios da paz.


