top of page
Buscar

Curicaca inicia estudos para uma nova Unidade de Conservação no Pampa

A proposta é aliar conservação da natureza e fortalecimento de atividades econômicas sustentáveis na região das Guaritas do Camaquã, abrangendo partes de Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, Bagé e Pinheiro Machado. Buscamos uma Unidade de Conservação de uso sustentável, onde a pecuária em campo nativo e o turismo sustentável sejam centrais.

No início de 2025 identificamos os locais mais importantes para espécies ameaçadas de extinção, como cactos, répteis, anfíbios e outras plantas da Pampa. Partimos das informações atualizadas pelas Áreas Prioritárias do Bioma Pampa (MMA) e o PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (Sema-RS).


“Fizemos análises integradas cruzando biodiversidade com oportunidades e riscos para a conservação da natureza. Buscamos a melhor solução, onde as áreas mais importantes à conservação não se sobreponham a locais com atividades econômicas potencialmente impactantes”, informa Alexandre Krob, coordenador técnico do projeto.


Em maio a equipe do Curicaca e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema-RS) estiveram em campo. Houve reuniões em Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista e Bagé com órgãos públicos, alguns pecuaristas familiares, lideranças e empresários do turismo, membros do geoparque e da Associação Comunitária das Guaritas, sempre buscando esclarecimentos e transparência no processo. As dúvidas que surgiram foram sanadas gerando tranquilidade e boas expectativas. Novas reuniões estão sendo buscadas com outros atores do território.


Santana da Boa Vista foi uma gratificante surpresa. “Possui paisagens, ecossistemas e geodiversidade únicos e diferentes de áreas mais conhecidas da região, e um forte interesse local em promover o turismo ecológico, de aventura, cultural e ufológico”, destaca Caroline Zank, analista ambiental da ONG.


A iniciativa é executada pelo Curicaca, com parceria da SEMA-RS. Coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) recebe apoio financeiro do Projeto GEF Terrestre. Faz parte da proposta apresentada pela ONG a uma chamada de projeto do Funbio e que foi selecionada pela qualidade e contrapartida.

 
 
 

Comments


bottom of page