top of page
Buscar

Curicaca vistoria medidas implantadas para evitar atropelamento da fauna na Reserva Mata Paludosa


Os resultados parciais são muito positivos e carregam inovações em nível nacional a sulamericano. Anfíbios terrestres, répteis e pequenos mamíferos estão usando as estruturas e sendo direcionados pelas cercas. No entanto, é preciso ressaltar que as medidas ainda não estão concluídas, carecem de complementações e aperfeiçoamentos.


A análise e conclusão foi feita a partir da apresentação de relatório pela Biolaw e o DAER na reunião do conselho da UC e por meio de vistoria feita pela ONG nas passagens aéreas, cerca, dutos climáticos, manejo da vegetação, sinalizações e controladores de velocidade.


"Tudo começou há cerca de 20 anos, quando em abril de 2003 denunciamos ao IBAMA o segundo desmatamento irregular do trecho da Rota do Sol cruzando a Reserva, o que gerou interdição da obra. Daí, partimos para uma negociação de infraestruturas buscando garantir o fluxo da fauna. As reuniões com o órgão federal de licenciamento e o DAER resultaram em três pontilhões, ampliação do número e tamanho dos túneis de drenagem e controle de velocidade dos veículos, mas na implantação ficou pendente o cercamento, as passagens aéreas e uma sinalização adequada. o que gerou mais tarde uma ação judicial", lembrou Alexandre Krob aos conselheiros.



"Agora temos o Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias da UFRGS pesquisando e inovando, e o que era coisa de loucos lá atrás quando iniciamos, hoje vira política pública", complementa.


Por sugestão do coordenador técnico do Curicaca, ficou acordado no colegiado que a Sema, por meio do Refúgio, o DAER e o IBAMA vão transformar o relatório e suas recomendações em um Plano de Trabalho com responsabilidades claras e cronograma bem definidos considerando os próximos anos, nas buscando celeridade na conclusão. Por enquanto, as medidas ainda não foram eficientes para anfíbios arborícolas, um dos grupo de espécies ameaçadas mais importantes para a UC, há lacunas de entendimento da eficácia para aves, outro grupo importante, e as passagens aéreas ainda não estão funcionando adequadamente por falta de vegetação.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page