Buscar

Instituto Curicaca fecha parceria com INCRA

O Instituto Curicaca acaba de fechar importante parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para o desenvolvimento de um projeto de conservação da biodiversidade no Assentamento “Filhos de Sepé”, localizado no entorno do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, no município de Viamão, RS. O projeto visa a reduzir os impactos sobre os recursos hídricos da região e os ecossistemas e espécies protegidos pela Unidade de Conservação, por meio da conscientização de assentados e da comunidade do entorno.


A proposta tem como principais metas fortalecer a efetividade do Refúgio e motivar famílias de assentados para a implantação de quintais ecológicos, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos e para a proteção dos ambientes e espécies existentes no interior da Unidade de Conservação.


Com esse intuito, serão realizados, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima (onde 255 dos 270 alunos são filhos de assentados), três módulos da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica.


Outros objetivos do projeto são a dinamização do processo de elaboração participativa do plano de manejo do Refúgio e a implantação do corredor ecológico que o interliga com o rio Gravataí.


Com início previsto para 2010, a iniciativa pretende contribuir para harmonizar a coexistência do assentamento e do Refúgio. Os reflexos positivos deverão estender-se também à Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande.

CURIO1.png