top of page
Buscar

Parceria entre Curicaca e Synchronicity Earth reduz ameaças ao sapinho-admirável

A conservação de espécies e ecossistemas só ocorre quando conseguimos agir sobre as ameaças aos nossos alvos de conservação. No caso do sapinho-admirável-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus admirável), espécie micro endêmica de anfíbios criticamente ameaçado em nível global e que ocorre em apenas mil metros das margens do Rio Forqueta, no Sul do Brasil, as ameaças atuais são desmatamento, contaminação por agrotóxicos e turismo descontrolado. Duas delas estão sendo trabalhadas na parceria entre Curicaca e Synchronicity Earth.

ree

Temos atuado no controle do desmatamento da floresta na área de influência do sítio reprodutivo, com excelentes resultados. Entre 2020 e 2025 detectamos e denunciamos 79,49 hectares de supressão ilegal da Mata Atlântica. A atuação sistemática gerou uma inflexão na curva com significativa redução no desmatamento de 93,5% entre o ano de 2022 e 2024 (20,33 ha em 2022 e apenas 1,32 ha em 2024).



Indo além, o Curicaca mantém o acompanhamento contínuo dos processos de denúncia que abrimos na Fepam e no MPRS e, por meio de interações técnicas e políticas no âmbito do nosso Programa de Restauração Induzida por Incidência, já provocou a recuperação de 12,19 hectares. Houve até a suspensão de licenciamentos municipais fraudulentos. Assim, a floresta da qual o anfíbio é altamente dependente vem se mantendo e restabelecendo.



Outra frente é tentar converter sistemas produtivos com alto uso de agrotóxicos em agricultura regenerativa. O processo é lento, com muito diálogo e sensibilização, mas já resultou na conversão de 3,5 hectares de plantação de fumo em plantios de erva-mate com adubação verde, enriquecido com mudas de árvores frutíferas nativas.



Isso já significou a redução em oito vezes da carga de agrotóxicos inserida no sistema e a meta é zerar nessa propriedade parceira, que está localizada a montante do sítio reprodutivo do sapinho. As águas da chuva que passam pelas lavouras e descem unindo-se a outra na mesma microbacia hidrográfica, acabam afetando a qualidade das poças d’água nos lajeados, onde são depositados os ovos e crescem os girinos.


 
 
 

Comments


bottom of page