top of page
Buscar

Prefeitura de Arroio do Sal homenageia ONG Curicaca

A Prefeitura de Arroio do Sal prestará uma homenagem à ONG Curicaca às 20h desta sexta-feira, dia 14, no Centro de Tradições Gaúchas Rincão da Estância. A ONG vai receber do município o “Certificado Parceiro 2007”, como reconhecimento pela atuação que teve no município ao longo do ano. Os trabalhos desenvolvidos pela Curicaca foram de educação ambiental com alunos de escolas municipais, valorização das iniciativas em turismo rural, promoção do Parque Tupancy e apoio à qualificação de técnicos ambientais e professores, tudo vinculado à implantação dos microcorredores ecológicos.


O interesse da ONG em atuar em Arroio do Sal está diretamente vinculado à existência da Unidade de Conservação da Natureza. O Parque Tupancy é um local importante para a conservação da Mata Atlântica da planície costeira, ao mesmo tempo em que oferece um enorme potencial para a geração de renda associada ao ecoturismo e uma grande oportunidade de educação ambiental. As oportunidades de qualificação buscam também consolidar a área e os seus serviços ambientais e sócio-econômicos.


Nos 19 encontros de educação ambiental realizados no Parque Tupancy foram tratados temas relevantes à conservação da biodiversidade, proporcionando aos mais de 300 participantes uma experiência única em contato com a natureza. Os alunos e professores das redes estadual e municipal de Arroio do Sal e também de Torres, Mampituba, Morrinhos do Sul e Dom Pedro de Alcântara vivenciaram, junto à equipe da Curicaca, a Ação Cultural de Criação “Saberes e Fazeres da Mata Atlântica”, que começou em 2005 e continua no próximo ano.


No sábado, a Curicaca promove mais um destes encontros, desta vez para os pais, como atividade de encerramento do ano letivo. Á noite, os membros da ONG estarão presentes no Baile da SAPROV, celebrando o final de ano e o prêmio recebido, isso bem em frente ao mais rico ambiente natural do município.

bottom of page