Synchronicity Earth destaca a importância da atuação do Curicaca na América do Sul
- institutocuricaca
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Em meio às duras batalhas diárias de enfrentamento e denúncias de abusos à biodiversidade, é bom celebrar boas notícias – e agradecer aos nossos parceiros! Foi com alegria que o Instituto Curicaca recebeu o Relatório Spotlight 2024 da Synchronicity Earth, parceiro internacional que apoia algumas de suas ações realizadas no sul do Brasil.

Entre elas estão a colaboração com uma comunidade Guarani e Kaingang para valorizar seus saberes e promover colaborações pela natureza; a sensibilização ambiental no projeto Onças do Yucumã, pela conservação da onça-pintada no Parque do Turvo; e a conservação do sapinho-admirável-de-barriga-vermelha às margens do Rio Forqueta, no RS – iniciativa que recebeu destaque no relatório. Leia a seguir:
O Instituto Curicaca tem atuado a longo prazo para salvar o sapinho-admirável-de-barriga-vermelha – uma bela espécie globalmente ameaçada e confinada a uma área diminuta e muito pressionada, ao longo de apenas um quilômetro da margem do rio Forqueta, no sul do Brasil.
Os diálogos sociais com a comunidade local, a mudança do sistema produtivo e as cooperações com o governo são processos demorados, mas a equipe tem avançado nessas questões, ao mesmo tempo em que continua a campanha para deter o desmatamento.
Ainda assim, a região está exposta a altos níveis de poluição com agrotóxicos, que deságuam diretamente no local de reprodução dos sapinhos endêmicos. Por isso, após anos de negociações, o Instituto Curicaca comemorou ao finalmente firmar um acordo com uma família para testar uma abordagem mais ecológica, com a produção de erva-mate agroecológica.
Na mesma região, o Instituto Curicaca monitora continuamente o desmatamento ilegal e assegura, por meio de lobbying, assistência técnica e acompanhamento administrativo que os processos de denúncia abertos avancem. Garantindo que os órgãos ambientais deem seguimento à obrigatoriedade da restauração florestal, em comparação com 2022, em 2023, a quantidade de desflorestação na região diminuiu de forma significativa e as áreas reflorestadas estão aumentando.
Comments