top of page
Buscar

Webinário Artesanato com palha de butiá de Torres leva educação patrimonial a professores municipais

Não perca! Nessa segunda-feira, dia 13 de setembro, vamos realizar um Webinário sobre o artesanato com palha de butiá da Região de Torres (RS) conversando com algumas artesãs detentoras desse saber e apresentando alguns dos resultados do trabalho de salvaguarda realizados pelo Instituto Curicaca. O evento vai ser transmitido pela nossa página no Facebook e haverá interações em tempo real por meio dos comentários.



Esse modo de fazer tradicional está nas mãos de senhoras idosas das localidades do Campo Bonito, São Brás, Águas Claras, Faxinal, Itapeva e Vila São João. Foi construído na peculiaridade de um contexto histórico, ambiental e socioeconômico muito próprio do local e vem sendo transmitido de geração em geração há quase dois séculos. Suas detentoras aprenderam com suas mães, avós e bisavós e transmitiram para filhos e netos.


Desde 2005 o Instituto Curicaca vem atuando pela sua salvaguarda e pela conservação do ecossistema butiazais reforçando a interdependência. Tratamos do tema na educação ambiental e patrimonial, no planejamento de corredores ecológicos e de conservação da espécie, na pesquisa e na cooperação multi-institucional buscando reverter uma tendência de desaparecimento do ambiente natural e da cultura. Um ponto alto do nosso trabalho é a proposta de reconhecimento desse saber como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul, que está em avaliação pela equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual - IPHAE. Trata-se de uma forma de reconhecer uma parte escondida da nossa história e dar voz aos invisibilizados.


Esse Webinário, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Torres e através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20, vai funcionar como uma Jornada Pedagógica. Será direcionado para cerca de 250 professores municipais do ensino Ensino Fundamental II e Educação Infantil Maternal II e Prés I e II. Lembremos que muitas de nossas artesãs aprenderam a trançar com 5 a 7 anos. Mais uma vez, vamos motivar o tema nos planos de ensino e buscar envolver todas as áreas do conhecimento, como propõe o tema transversal meio ambiente do Plano Curricular Nacional.


Nessa noite do dia 13, vamos receber nossas convidadas ilustres, as artesãs Eracy da Rocha e Irma da Silveira, que vão conversar com nossa coordenadora de Educação e Cultura, Patrícia Bohrer. Coma ajuda do coordenador técnico do Curicaca, Alexandre Krob, também vamos apresentar o site “ArtesdoButia.com.br”, onde sistematizamos de forma lúdica os conhecimentos que levantamos sobre esse bem. E mostras seu significado que justifica a proposta de registro como patrimônio cultural imaterial do Estado.


Se você é professor municipal de Torres, aguarde para receber o link através da Secretaria Municipal de Educação.


Se você é interessado no tema, seja nosso convidado. Assista a transmissão do evento pela nossa fanpage e interaja conosco e com as mestras detentoras desse ofício. Entre em https://www.facebook.com/InstitutoCuricaca

bottom of page