top of page
Buscar

A RMA, integrada pelo Instituto Curicaca, manifesta seu apoio à Chapa Lula & Alckmin

A Rede de ONGs da Mata Atlântica é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que congrega 150 entidades ambientalistas, as quais trabalham pela proteção e restauração da Mata Atlântica nos 17 estados de abrangência do bioma. Nos últimos 4 anos a RMA tem alertado que a Política Nacional do Meio Ambiente vem sendo severamente afetada pelas ações implementadas pelo Governo Federal, repercutindo em ameaças concretas a todos os biomas brasileiros. No caso da Mata Atlântica, a primeira floresta a enfrentar o desmatamento em larga escala – ao ponto de restarem pouco mais de 12% da sua cobertura florestal original – e onde vivem hoje 152 milhões de brasileiros, ou 72% da população, que dela depende para o abastecimento hídrico e para a manutenção da sua qualidade de vida e bem-estar, a continuidade desse processo precisa ser entendida como intolerável. A reeleição do atua governo, com seus aliados eleitos no Congresso Nacional, é a maior ameaça à Mata Atlântica.



A Mata Atlântica voltou a mostrar ritmo assustador de crescimento dos níveis de desmatamento. A destruição da Mata Atlântica teve um salto no último ano (2020-2021), chegando a 21.642 hectares, área equivalente à cidade de Recife, capital de Pernambuco. [...] Além do desmatamento, o incentivo ao armamento e as propostas de legalização da caça são golpes de misericórdia na fauna nativa.


[...] É pela reversão desse quadro atual, com o restabelecimento de uma convivência social pacifica e respeitosa, que poderemos avançar na consolidação da democracia brasileira, condição essencial para que possamos seguir defendendo e protegendo nossa enorme diversidade socioambiental. Entendemos que nesse segundo turno das eleições presidenciais não há espaço para omissão, e como representação de uma Rede de Organizações comprometidas com a defesa e recuperação da Mata Atlântica externamos o apoio a Chapa Lula/Alckmin.


Brasília, 25 de outubro de 2022.


Joao de Deus Medeiros - Coordenação Geral Adriano Wild - Coordenação Institucional



Manifesto_RMA_LuaAlckmim
.pdf
Download PDF • 138KB

bottom of page