Curicaca avalia e atualiza seu Planejamento Estratégico até 2030
- institutocuricaca

- 15 de ago.
- 2 min de leitura
A atuação do Curicaca segue um conjunto de referências, diretrizes, orientações, objetivos, metas e indicadores definidos no seu Planejamento Estratégico, que é atualizado a cada cinco anos. Com isso somos mais acertivos e eficazes. No último final de semana, dias 18 e 19 de julho, a equipe esteve reunida para definir no seu plano para os anos 2020 a 2030 o que é como fazer no próximo quinquênio.
O evento aconteceu no Jardim Botânico do Rio Grande do Sul e contou com membros da coordenação, equipe técnica, assessores associados e até parceiros institucionais.
O trabalho foi intenso e os resultados foram muito legais, em discussões coletivas, a equipe atualizou a nossa Missão da ONG “Juntos e empenhados conseguiremos enfrentar os desafios ambientais, culturais, sociais, econômicos e políticos para garantir todas as formas de vida em harmonia.” Atualizamos os objetivos de dez anos, com destaque para a defesa pelo clima, a conservação de espécies e biomas e a salvaguarda cultural das comunidades locais e povos e comunidades tradicionais. Reestruturamos nossos programas, definindo as principais linhas e eixos de atuação. Avaliamos como muito positivos os avanços na gestão institucional. Começamos a construir o nosso plano de comunicação, definindo objetivos e para um maior alcance e contato com os públicos alvos dos projetos.
Por último, avaliamos os avanços dos últimos cinco anos, revisando as ações e projetos técnicos executados, e nos surpreendemos com a dimensão, a abrangência e a eficácia dos trabalhos. Foram anos difíceis onde a pandemia, as enchentes, as secas, e queimadas resultaram em imensuráveis desequilíbrios socioambientais, mas a nossa atuação cresceu de forma focada na mitigação da crise.
A reunião de planejamento estratégico foi um momento potente de alinhamento, escuta e renovação do nosso compromisso com a biodiversidade, com os territórios e com as pessoas. Estamos agora prontos e re-motivados para os próximos cinco anos que coincidem com o alcance das Metas de Biodiversidade do Acordo de Kunming-Montreal.
Nosso evento teve apoio da FLD e do Museu de Ciências do RS.


