Curicaca inicia sua participação na COP 30 em Belém com Marcha pelo Clima
- institutocuricaca

- há 3 dias
- 1 min de leitura
Ontem, 14 de novembro, uma pequena delegação do Curicaca chegou à Belem do Pará, na Amazônia brasileira, para participar da COP30 - trigésima Conferência das Partes sobre as mudanças climáticas, a principal conferência anual da Organização das Nações Unidas (ONU). A opção foi iniciar hoje na Marcha pelo Clima e focar em eixos como proteção e recuperação da vegetação nativa, soluções pelos oceanos e carbono azul, direitos territoriais dos povos originários, tendo Pampa, Mata Atlântica e Zona Costeiro-Marinha do Sul como transversais.

Especialmente, é uma experiência enriquecedora para a Juventude Curicaca na continua construção de múltiplas capacidades de incidência política. A ONG enviou à Belém as técnicas Letícia Bolzan e Alice Roitman. Estarão incidindo e contribuindo na Zona Verde.
Alexandre Krob, Coordenador técnico e de políticas públicas do Curicaca, integra o grupo focado no reconhecimento do bioma Pampa e da pecuária sobre campos nativos como parte da solução. contribuindo com o reconhecimento de povos e comunidades tradicionais - especialmente indígenas, quilombolas e pecuaristas familiares - e seus territórios também como parte da resposta a crise climática.
Nosso especialista e membro de comissões nacionais de biodiversidade e de recuperação da vegetação nativa está participando de diálogos na Zona Azul como parte da Delegação Brasileira, área onde reúnem-se governos, empresas, ONGs internacionais e membros nas Nações Unidas.
A participação do Curicaca na COP 30, principalmente a juventude e seus mentores, tem apoio do Fundo de Pequenos Projetos da Fundação Luterana de Diaconia.


