top of page
Buscar

Desafios do uso da terra no Pampa

Desafios do uso da terra no Pampa. Venha participar com a gente!!!

O MapBiomas é hoje no Brasil uma das plataformas instrumentais mais importantes para o monitoramento do uso e cobertura do solo e de suporte a decisões em políticas públicas e ações conservação da natureza por órgãos ambientais, ONGs, academia e outras formas organizadas da sociedade. Sua contribuição avança rapidamente para outros países e qualifica-se cada vez mais para os biomas abertos, onde a floresta não é a vegetação dominante. Por isso, a grande expectativa nesse Webinar que apresentará os "Desafios do Uso da Terra no Pampa".



Já estamos usando essa ferramenta para analisar o que vem acontecendo nesse bioma, seus resultados têm fornecido importantes subsídios para a incidência na gestão pública no Rio Grande do Sul. Há poucos meses a Coalizão pelo Pampa, da qual o Instituto Curicaca faz parte, consolidou uma Carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do Pampa, que dentre suas diversas recomendações aponta a necessidade de "Incorporar formalmente o uso de ferramentas de alerta de supressão de vegetação nativa disponíveis em plataformas de mapeamento do uso e cobertura do solo, com base em imagens de satélite." Aqui, nos referíamos principalmente ao MapBiomas, que já é utilizado informalmente pelos técnicos da Fepam, da Sema-RS e do Ibama-RS.


Nosso coordenador técnico e de políticas públicas, Alexandre Krob, foi convidado ao webinar para aportar as experiências do Instituto Curicaca na aplicação prática dessa ferramenta. Ele tecerá relações entre desafios e ações necessárias a partir dos resultados que vamos conhecer do mapeamento anual da cobertura do Pampa entre 1985 e 2021. Dando "spoiler": perdemos muito em duas décadas, perdemos o inaceitável. Mas perdemos para o que? Quando e onde perdemos? Quais foram as causas dessa perda? O que poderia ter sido feito para evitá-la? É possivel revertê-la? Como?

bottom of page