top of page
Buscar

Finalmente é publicado o Plano de Manejo de Itapeva

Agora finalmente será possível investir na efetivação do Parque Estadual de Itapeva. O plano de manejo foi publicado no Diário Oficial pela Portaria 055 de 22/11/07 e agora possui força de lei. Com isso, gestores da Unidade e licenciadores de órgãos federais, estaduais e municipais poderão utilizar-se desse instrumento para tomar decisões relacionadas aos objetivos de conservação da biodiversidade.


Pronto há mais de um ano, o documento técnico frustrou alguns setores que esperavam conseguir a construção de uma estrada cruzando a Unidade de Conservação e as áreas de preservação permanente que estão dentro dela. Embora a iniciativa tenha tido seu pedido de licença negado por duas vezes pela FEPAM, diversas reuniões com governantes estaduais procuravam modificar o plano. Com o impasse político, o plano ficou engavetado.

Há muitos prejudicados pela demora na publicação. Ameaças aos ambientes naturais, aumento dos conflitos fundiários, falta de infra-estrutura e de funcionários. Um grande prejuízo foi causado ao turismo, pois sem plano de manejo o Parque ficou parado desde o veraneio passado, sem os investimentos necessários para poder receber bem seus visitantes e campistas.


Na retomada das reuniões do Conselho do Parque, após mais de dois anos de inatividade, a Curicaca propôs a imediata publicação do Plano e a elaboração de uma agenda de trabalho do Conselho para buscar a definição de diretrizes para a zona de amortecimento. Ainda demorou bastante, mas finalmente saiu a portaria. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar. 

bottom of page