top of page
Buscar

Planejando estratégias de uma aliança global na conservação de anfíbios

Iniciou hoje, 5 de abril de 2021, o processo de planejamento estratégico da Amphibian Survival Alliance - ASA -, iniciativa global que integra instituições que atuam pela conservação de anfíbios no mundo e da qual o Instituto Curicaca faz parte. Na primeira de uma série de quatro reuniões, os participantes avaliaram as expectativas na atuação da Aliança, por meio da densidade de palavras chaves sugeridas individualmente.

Preliminarmente, o papel da ASA destaca-se no estímulo à cooperação entre parceiros e rede de trabalho, facilitação de acesso à recursos financeiros e difusão de conhecimentos. Para o Instituto Curicaca, há duas complementações importantes, ser um apoio internacional para a implementações de políticas públicas nacionais e regionais desenvolvidas pelos parceiros e uma instância de reconhecimento e visibilidade para os esforços locais e regionais em conservação dos anfíbios.

O próximo passo será o de entender claramente o sentido de existência da ASA, uma percepção que precisa considerar a sua complementaridade no tripé que inclui a IUCN SSC Amphibian Specialist Group (https://bit.ly/3t4pS0d) e a Amphibian Ark (https://bit.ly/2PDGXiX). A pergunta que ficou para os 15 participantes foi: o que torna a ASA imprescindível? Seria importante que essa pergunta fosse respondida mais amplamente por todos os parceiros que hoje compõem a Aliança, bem como pelos membros da ASG e da AArk, pois são eles que entendem claramente em demandas e a complementaridade que justifiquem uma possível insubstituibilidade.

O grupo de participantes está motivado e comprometido. Os técnicos que organizaram e conduzem o planejamento estratégico proporcionaram uma boa dinâmica e ferramentas de apoio bem eficazes. A expectativa é que saiamos com um caminho mais claro, objetivos focados e com uma aliança global fortalecida para fazer ainda mais diferença na conservação de anfíbios mundo a fora.

0 Pessoas alcançadas 1 Engajamento Turbinar publicação

11

bottom of page