PROCERVO é retomado por Curicaca e parceiros em nova fase da conservação do cervo-do-pantanal no RS
- institutocuricaca

- 9 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
O Instituto Curicaca retomou, em outubro, a articulação do Programa de Conservação do Cervo-do-Pantanal no Rio Grande do Sul (PROCERVO). A reativação ocorreu com uma oficina técnica reunindo instituições parceiras para atualizar iniciativas de proteção da espécie e das áreas úmidas que compõem seu habitat natural. A última reunião foi em em 2022.

O planejamento será atualizado a partir de uma análise detalhada das ameaças ao cervo e aos banhados da Bacia do Gravataí, que deverá incorporar as transformações ocorridas nos últimos anos. De forma emergencial, o programa definiu suas ações mais urgentes para a virada de ano, especialmente na Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande e no Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos — locais com os registros mais recentes da espécie no estado
Agora, o projeto Corredores Bioclimáticos do Delta do Jacuí propõe uma nova rodada completa de planejamento, seguindo métodos reconhecidos internacionalmente na conservação da biodiversidade. A etapa inicial envolve a atualização do diagnóstico sobre a população relictual do cervo e as condições atuais das áreas onde vive, com base em pesquisas recentes e na experiência de gestão das áreas protegidas envolvidas.
A oficina técnica que marcou a retomada do PROCERVO contou com a participação de representantes do Instituto Curicaca, na condução dos trabalhos, da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Divisão de Pesquisa e Manutenção de Coleções Científicas e do Departamento de Biodiversidade da Sema-RS, do Museu de Ciências Naturais da Sema-RS, da Divisão de Meio Ambiente e Mudança de Clima do INCRA e do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM/RS).
O projeto Corredores Bioclimáticos do Delta do Jacuí é realizado pelo Instituto Curicaca em
parceria com a @petrobras, por meio do Programa #PetrobrasSocioAmbiental.


