top of page
Buscar

Uso de MapBiomas para apoyar acciones de conservación realizadas por la ONG Curicaca

O Instituto Curicaca apresentou no Webinar Bosque Atlántico Trinacional (Colección 2.0 do MapBiomas) as formas complexas e complementares como a ONG tem usado essa ferramenta no apoio às suas ações de conservação da biodiversidade. A iniciativa é também um resultado da troca de experiências entre as instituições que integram a Rede Trinacional de Restauração, que procura tratar mais amplamente num território comum todo o conjunto complementar de ações que garantem a manutenção, recuperação e usos sustentáveis das florestas.



Alexandre Krob, coordenador técnico e de políticas públicas da ONG, deu um panorama geral do uso em planejamento de corredores ecológicos, planejamento da conservação de espécies ameaçadas de extinção e de seus habitat e como suporte técnico ao demanda de aperfeiçoamento em políticas públicas tanto do Pampa como da Mata Atlântica. Destacou que a disponibilidade de informações no âmbito dos países do Corredor Trinacional que abrange Brasil, Argentina e Paraguai é fundamental para dar suporte à ações transfronteiriças, já que a fauna não se restringe aos limites de um ou outro país.


Alice Roitman, técnica júnior em monitoramento do desmatamento, aprofundou sobre a complexidade do uso para o controle social da conversão ilegal de ambientes naturais. Isso está sendo aplicado atualmente em duas áreas prioritárias de ação da ONG e o aprendizado é que muito além de enviar os laudos produzidos pelo MapBiomas Alerta, é preciso acompanhar todo o procedimento pós-denúncia até mesmo ao ponto de compreender se o licenciamento municipal não está autorizando supressão onde não devia.


A apresentação, assim como da equipe do MabBiomas Brasil e Argentina, bem como de pesquisadores usuários do Conicet Argentina e da Itaipú Binacional pode ser assistida na íntegra pelo Youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=zuEfRjyyqLY

bottom of page