Com apoio da Synchronicity Earth e da Fundação Luterana de Diaconia, estamos demarcando e consolidando os limites da nossa Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
- institutocuricaca

- 28 de ago.
- 1 min de leitura
Em uma rodada de campo agora em agosto, realizamos diálogos sociais com todos os nossos vizinhos lindeiros, conhecendo suas principais atividades. Alguns deles são criadores de gado, outros plantam e comercializam banana e, bem próximo, há uma agroindústria de biscoitos e doces coloniais, com funcionamento adequado.

Essas atividades são preparatórias para o cercamento, sinalização com orientações quanto ao cuidado com a natureza e a instalação de câmeras de segurança.
Desde o final de 2024, a RPPN Mata do Professor Baptista passou a ser um patrimônio do Curicaca. Doada pelo famoso naturalista, é um legado deixado pela família aos cuidados da ONG, da qual o professor da UFRGS era associado.
Rica em espécies ameaçadas de extinção, algumas em nível global segundo a IUCN, a área, com ajuda de parceiros, pretende ser um portal de acesso à biodiversidade da Mata Atlântica. Ela é zona núcleo da Reserva da Biosfera e elo de conectividade dos Microcorredores Ecológicos de Itapeva.


