Buscar

Curicaca contribui mais um pouco para o Uso Público no Parque Estadual de Itapeva

Estamos formando a primeira turma de Condutores de visitantes no Parque Estadual de Itapeva. Segundo o Plano de Uso Público, elaborado pelo Instituto Curicaca para a Sema/RS, algumas trilhas necessitam de condutores para serem percorridas pelos turistas e nossa contribuição complementar após a elaboração do Plano foi buscar a parceria da Fundação SOS Mata Atlântica para darmos essa qualificação a jovens da comunidade local.


O conteúdo programático foi aquele definido pela IN ICMBio nº 2 de 2016. Os condutores adquiriram ou aprofundaram conhecimentos legais sobre o Parque, sobre o contexto geográfico, arqueológico e histórico de onde a UC está inserida, sobre a biodiversidade - espécies, ecossistemas e processos ecológicos protegidos -, sobre a base legal, técnica e ética da condução, sobre como usar técnicas de educação ambiental e facilitação para a sensibilização, sobre como evitar e monitorar impactos à biodiversidade, sobre como fazer um atendimento de primeiros socorros e um pouco mais.


Se tiver interesse e quiser prestigiar esses jovens condutores que aqui se forma, acesse a fanpage Instituto Curicaca e acompanha o evento, deseje boa sorte e sucesso àqueles que alcançaram a formação mínima necessária para atuar na condução local dentro do Parque.

Quarta-feira: dia 4 de fevereiro às 9h. CHEGA MAIS!