top of page
Buscar

Curicaca leva ao PE do Turvo vivências na natureza com crianças de Derrubadas

Visando despertar o interesse pelo tema da conservação da fauna silvestre, especialmente da onça-pintada e as principais ameaças a sua conservação, o Instituto Curicaca fez um primeiro encontro de sensibilização com crianças de escolas municipais do ensino fundamental de Derrubadas. A atividade ocorreu dentro da Semana da Onça, realizada em esforço com as secretarias de Educação e Turismo de Derrubadas, o Parque Estadual do Turvo e teve apoio do WWF Brasil.



A equipe do Curicaca aplicou sua metodologia de educação ambiental Ação cultural de criação saberes e fazeres, conduzindo um contato cognitivo e lúdico das crianças com a natureza. Durante os encontros na tarde do dia 28/11, através de vivências na natureza, jogos e brincadeiras, os alunos e professores conheceram mais sobre o maior felino das Américas e suas inter-relações na cadeia alimentar e com corredores ecológicos.


Planejada e conduzida pela coordenadora de educação ambiental do Instituto, Patrícia Bohrer, e os técnicos, Gabriela Arnoso e Nelson de Angelos, a atividade foi realizada com alunos do 3º, 4º e 5º ano que fizeram a trilha da lagoa, a brincadeira “Teia da Vida”, vestiram orelhinhas de onça e fizeram pintura corporal com rosto de onça. A estratégia por trás das brincadeiras é cultivar valores que busquem uma relação mais harmoniosa entre as pessoas e a natureza. “A receptividade das crianças foi muito boa, no final da atividade elas compartilharam as experiências do dia com a gente e também fortaleceram seus vínculos com a natureza”, conta a técnica Gabriela. 


O maior desafio é fazer aflorar na comunidade local a reflexão sobre a caça enquanto valor cultural e econômico enraizado no inconsciente coletivo da região que precisa ser modificado frente gravidade da iminente extinção de espécies, como a onça-pintada, a anta e o queixada. É preciso aplicar uma estratégia sensibilizadora na abordagem do tema, especialmente com crianças, que possuem uma maior receptividade a novas informações e maior facilidade para absorver novos valores e mudança de hábitos.


Curtiu? Então fique atento para a divulgação de outras ações como esta do Instituto Curicaca no Parque Estadual do Turvo!

bottom of page