Novo livro do Curicaca ilustra a história de Muriel com aquarelas que misturam angústias e soluções à poluição por plástico
- institutocuricaca

- há 6 dias
- 1 min de leitura
O livro O Caleidoscópio de Muriel: mirando a poluição dos oceanos por plástico, foi lançado e autografado na Feira do Livro de Porto Alegre nesta segunda-feira. A artista Patrícia Bohrer conta, com marcantes e criativas pinceladas, a história de uma jovem adolescente que passa a ter pesadelos com a quantidade de plásticos que encontra na praia, onde mora.

Muriel transforma sua angústia na procura de soluções. Ela não assume apenas para si essa carga, contrapondo a vontade do Sistema, mas enxerga os múltiplos responsáveis pela poluição e pelas soluções. Governos, corporações, coletivos, ONGs e setores da pesca, já que os mares estão também cheios de mortais redes fantasmas feitas de nylon.
O argumento educativo veio a três mãos da ONG Curicaca: Alexandre Krob, coordenador técnico e de políticas públicas, Letícia Bolzan e a própria Patrícia, analistas e educadoras ambientais. Com movimentos carinhosos da caneta, os autores escreveram dedicatórias motivadoras e agradecidas aos presentes.
A sessão de autógrafos foi concorrida. Estiveram parceiros institucionais da área de meio ambiente, professores municipais, gestores de unidades de conservação, associados e seguidores do Curicaca. Como essa edição é toda dirigida para bibliotecas e professores de escolas públicas de municípios litorâneos, houve cobranças e pedidos de que uma próxima edição tenha distribuição mais abrangente. Sem perder o ensejo, o Curica
ca enviou um exemplar à Prefeitura de Porto Alegre, propondo o apoio para uma edição direcionada às escolas municipais.
Novos livros ilustrados estão previstos para logo. Acompanhe o Curicaca nas redes!


