Buscar

Parque Estadual de Itapeva completa 10 anos

O Parque Estadual de Itapeva, localizado no município de Torres, comemora 10 anos hoje. O Instituto Curicaca tem um grande envolvimento com a Unidade de Conservação (UC) desde o seu início, tendo sido um dos incentivadores da criação do Parque.


Diversos projetos da ONG são ou já foram desenvolvidos na área protegida e no seu entorno, como os Microcorredores Ecológicos de Itapeva, a Ação Cultural de Criação – Saberes e Fazeres da Mata Atlântica, o Mosaico Porta de Torres e o projeto de Uso Sustentável dos Butiazais. Além disso, o Curicaca participa do Conselho Consultivo da UC, que colabora com muitas decisões tomadas sobre o local.


A Unidade de Conservação é uma das mais consolidadas do estado, mas ainda existem muitos aspectos a serem trabalhados. A regularização fundiária, que atualmente conta com um Grupo de Trabalho para a busca de soluções, e o atraso na finalização do Plano de Uso Público do Parque são alguns deles.


Apesar disso, o Parque Estadual de Itapeva deve ser levado como um exemplo para outras Unidades de Conservação tanto estaduais, quanto federais e municipais. Parabéns ao Parque e a todos que trabalham para que ele cumpra a sua função de conservação do meio ambiente. Estamos muito felizes de fazer parte dessa história na conservação da biodiversidade do Rio Grande do Sul.

CURIO1.png