Reunião do GAIA planeja ações cooperadas contra a caça para 2026
- institutocuricaca

- 31 de out.
- 2 min de leitura
Representantes de órgãos ambientais e de segurança pública se reuniram em Porto Alegre, na sede do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM-RS), para planejar as ações do Grupo de Atuação Integrado Anticaça (GAIA) em 2026. O encontro ocorreu às margens do Guaíba, em local onde, durante a enchente de maio de 2024, as águas ultrapassaram dois metros de altura.

O coordenador técnico e de políticas públicas do Instituto Curicaca, Alexandre Krob, apresentou o histórico do GAIA aos novos integrantes. “O grupo surgiu diante da caça no Parque Estadual do Turvo, quando, em 2019 e 2020, duas onças-pintadas foram mortas. A mudança desse cenário só foi possível com ampla cooperação entre instituições. Em 2023, o grupo assumiu sua forma atual, reunindo representantes com poder de decisão de cada entidade membro”, explicou.
Segundo a analista ambiental do Curicaca, Letícia Bolzan, “na reunião de 2024, o grupo decidiu ampliar suas ações para as várzeas do Gravataí e a região do Ibirapuitã, onde há Unidades de Conservação com ocorrência de caça. Também foi incluída a Coordenação de Proteção do Parque Nacional de Iguaçu aportando experiências e novas oportunidades de qualificação do grupo”.
Para o delegado Brentano, da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA-RS), “a oportunidade de aprendizado em Foz do Iguaçu, proporcionada pela parceria entre Curicaca, PRF e ICMBio, é outro grande resultado do GAIA”.
A partir de agora, o grupo terá dentre suas prioridades territoriais a área do projeto Corredores Bioclimáticos do Delta do Jacuí, com foco em ações de inteligência e operações integradas contra a caça em áreas úmidas naturais.
Participaram do encontro representantes da Polícia Federal, IBAMA, ICMBio, Polícia Rodoviária Federal, DEMA-RS, CABM-RS e Comando Rodoviário do RS, além da equipe técnica do Curicaca, que articula a iniciativa.
O projeto Corredores Bioclimáticos do Delta do Jacuí é realizado pelo Instituto Curicaca em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


